terça-feira, 28 de abril de 2009

25 de Abril - Dia da Liberdade


Bem, dia 24 de Abril , sexta - feira, fomos à instituição e, aproveitamos o dia antes do feriado para poder dedicar a actividade ao Dia da Liberdade.
A actividade começou com uma sucinta explicação relativa ao contexto em que surgiu o Dia da Liberdade, as razões, a instabilidade política e social vivida na época, bem como todas as transformações que ocorreram.

A explicação constava nos seguintes aspectos:

Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces as coisas como os teus pais ou os teus avós que viveram nesta época.
Sabias que o golpe de estado do 25 de Abril de 1974 ficou conhecido para sempre como a "Revolução dos Cravos"?

Diz-se que foi uma revolução porque a política do nosso País se alterou completamente.

Mas como não houve a violência habitual das revoluções (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas.

Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudança!

O povo português fez este golpe de estado porque não estava contente com o governo de Marcelo Caetano, que seguiu a política de Salazar (o Estado Novo), que era uma ditadura. Esta forma de governo sem liberdade durou cerca de 48 anos!

Enquanto os outros países da Europa avançavam e progrediam em democracia, o regime português mantinha o nosso país atrasado e fechado a novas ideias.

Sabias que em Portugal a escola só era obrigatória até à 4ª classe? Era complicado continuar a estudar depois disso. E sabias que os professores podiam dar castigos mais severos aos seus alunos?

Todos os homens eram obrigados a ir à tropa (na altura estava a acontecer a Guerra Colonial) e a censura, conhecida como "lápis azul", é que escolhia o que as pessoas liam, viam e ouviam nos jornais, na rádio e na televisão.


Antes do 25 de Abril, todos se mostravam descontentes, mas não podiam dizê-lo abertamente e as manifestações dos estudantes deram muitas preocupações ao governo.

Os estudantes queriam que todos pudessem aceder igualmente ao ensino, liberdade de expressão e o fim da Guerra Colonial, que consideravam inútil.

Reparamos que as crianças tinham algumas noções sobre esta revolução, dado que já tinham aprendido na escola os aspectos importantes da mesma.
De seguida, demos uma ficha que tinha uma pergunta à qual os meninos tinham que responder com base nos seus conhecimentos, formulando uma opinião :

"No dia 25 de Abril comemora-se o dia da liberdade. Para mim, liberdade é..." . As crianças mostraram-se participativas, excepto um menino que se encontrava com perturbações, pois recusava fazer qualquer coisa. Soubemos pela irmã deste menino que ele se encontrava naquele estado devido à fuga da mãe, que o deixou desolado. Contudo, conseguimos , depois, que ele brincasse connosco, o que nos deixou muito contentes.
Depois de responderam à questão dividiram-se em dois grupos e fizeram um trabalho alusivo à Revolução dos Cravos. O trabalho consistia em colar "pedaços" de papel crepe vermelho e verde e, assim formar cravos.
Por fim, decidimos colocar as crianças à sua vontade e elas escolheram jogos para que pudéssemos interagir todos, como por exemplo ao camaleão, ao macaquinho chinês...

Ficamos contentes com o resultado final, pois a actividade contribuiu para um maior conhecimento sobre esta revolução, tão importante para os dias de hoje, conseguindo captar a mensagem de uma forma interessante, prática e, sobretudo, divertida.

:)


Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito!!!!!!!!!!!
sao jovens muito simpaticos. achei fascinante.
parabens!