segunda-feira, 23 de março de 2009

Jogo do ecoponto

Com o Ecoponto já feito na última actividade, conseguimos passar para a prática. Decidimos fazer com as crianças um jogo : o jogo da Reciclagem.
Nós levamos um conjunto de materiais possíveis que poderiam ser ou não recicláveis, para os não recicláveis tinhamos lá um saco à parte.

MATERIAIS:
  • garrafa de vidro;
  • pacote de leite;
  • caixa de iogurte;
  • papel plastificado;
  • papel de chocolates;
  • cartão;
  • chávena;
  • pires;
  • copo;
  • garrafa de plástico.
Só podia jogar um participante de cada vez, visto que construímos uma tabela de pontuações, com a qual avaliávamos o comportamento, mas também apontávamos os materiais que iam sendo colocados correctamente.
Contudo, enquanto um participante estava a jogar, os restantes estavam a fazer uma ficha de avaliação de conhecimentos para verificarmos se realmente as crianças ficaram com as ideias bem assentes acerca da reciclagem. E ficaram mesmo, uma vez que obtiveram óptimos resultados.
O jogo foi, deveras, interessante e divertido porque o tempo de jogo de cada participante era cornometrado e, isso, criava excitação e competitividade entre os jogadores, fazendo com que estes lutassem por colocar todos os materiais no sítio correcto.
Apesar de não ter havido nenhum jogador que obteve a pontuação máxima, a maioria aproximou-se dela. Por isso, podemos inferir que todas as nosssas estratégias utilizadas para convencê-los de que reciclar ajuda o planeta, resultou.

Assim, consideramos que esta actividade foi muito enriquecedora, porque ajudou a aumentar a capacidade de percepção das crianças para os problemas de poluição actuais.



PRINCIPAIS VANTAGENS DA RECICLAGEM:

  • minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis;
  • minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

Ecoponto



Dia 18 de Fevereiro, fomos à instituição com o intuito de fazer mais uma actividade de âmbito pedagógico.
Levamos uma caixa de cartão que consideramos adequada para realizar esta actividade: através de uma simples caixa fazer um ecoponto.
Tinhamos o objectivo de fazer um ecoponto com eles para que se apercebessem da finalidade e importância de um ecoponto na vida quotidiana. Assim, as crianças ganharam mais consciência da importância dos ecopontos e, mesmo, dos benefícios da reciclagem. Reparamos que as crianças tinham pouca noção das cores dos ecopontos e, por isso, fornecemos informação do mais simples ao mais complexo: primeiro explicamos as cores que correspondiam aos respectivos ecopontos, azul - papelão; verde - vidrão; amarelo - embalão. Depois, fizemos uma espécie de aula ao ar livre para explicar as vantagens da reciclagem, bem como o que se pode ou não colocar em cada ecoponto. As crianças mostraram-se entusiasmadas com a explicação e notamos que perceberam a nossa intenção.

Este ecoponto vai-nos servir para mais tarde realizarmos um jogo neste âmbito, como também para promover hábitos amigos do ambiente na instituição.

Esta actividade enriqueceu, a muitos níveis, os poucos conhecimentos que as crianças tinham sobre reciclagem e as suas vantagens,por isso, achamos muito importante tocar neste assunto pois RECICLAR TOCA A TODOS.